6 Dicas básicas para quem quer fazer um consórcio

O consórcio está consolidado entre os brasileiros como uma importante modalidade para planejar a realização de sonhos, permitindo desde a formação de patrimônio até a contratação de serviços, como curso no exterior, festa de casamento e até cirurgias. Para quem está pensando em fazer um consórcio, separamos algumas dicas básicas com o que você precisa saber:

1 – Analise se você pode esperar a contemplação

A palavra que resume o consórcio é planejamento. A modalidade é ideal para quem se programa para conquistar o que deseja em médio e longo prazos. Por isso, analise sua necessidade e veja se você pode aguardar a contemplação por sorteio ou lance. E lembre-se: no consórcio, todos os participantes concorrem em igualdade, e não é possível saber quando você será contemplado. Planeje-se para aproveitar as vantagens de fazer um consórcio.

2 – Só compre de administradora autorizada pelo Banco Central

Só podem administrar grupo de consórcios empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil,
que é a autoridade que regulamenta e fiscaliza o Sistema de Consórcios. Todas as administradoras associadas à ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios são autorizadas, mas você pode buscar a relação completa das empresas, no site do Banco Central do Brasil.

3 – Encontre o melhor plano

Embora muitas regras do consórcio sejam determinadas por lei e normativos, a administradora é livre para oferecer os planos que achar mais adequados aos seus clientes. Dessa forma, prazo, taxa de administração, valor do crédito, cobrança ou não de fundo de reserva e de seguros, dentre vários outros pontos, variam entre as empresas. Pesquise para encontrar a melhor opção para sua necessidade.

4 – Leia atentamente o contrato

A ABAC sempre orienta o consumidor a ler com bastante atenção as cláusulas do contrato, pois é nele que constam todos os direitos e deveres do consorciado e da administradora. Com a leitura do contrato, você fica ciente de todas as regras do seu consórcio.

5 – Informe-se quanto às garantias

A administradora precisa seguir alguns procedimentos para garantir a segurança do grupo. A apresentação de garantias é uma delas. Para utilizar o crédito ao ser contemplado, o consorciado precisa comprovar para a administradora que pode arcar com os compromissos do consórcio até o final do grupo. Assim, a contemplação dos demais participantes, que depende da contribuição de todos, ficará assegurado. De acordo com a legislação, a administradora pode solicitar ao consorciado até mesmo garantias complementares, se julgar necessário.

6 – Entenda por que a parcela pode variar

O crédito no consórcio é corrigido conforme o critério estabelecido no contrato, sendo o mais comum algum índice de inflação (como IPCA e IGPM) ou o preço sugerido pelo bem, como no caso de veículos. Isso acontece para que, independentemente da data em que for contemplado, você possa adquirir o bem ou serviços desejados. Um exemplo: o carro que você deseja custa R$ 37 mil. Suponhamos que você seja contemplado 18 meses depois e o preço do veículo tenha subido para 40 mil. Graças à correção do crédito, seu poder de compra estará garantido. Vale destacar que o valor do seu crédito também pode variar para menos. Se o índice for negativo ou o preço sugerido cair, o valor do seu crédito e da sua parcela também cai. Se o índice for nulo ou o preço sugerido não for alterado, seu crédito também não sofrerá alteração. E não se esqueça: as parcelas continuarão sendo atualizadas, se for o caso, mesmo após a contemplação, afinal, os participantes que ainda não foram contemplados também precisam realizar os seus desejos.

O consórcio oferece inúmeras vantagens a quem planeja e sabe o que quer.

Fonte: ABAC

Atenção!!

Informamos aos consorciados dos Grupos de nº 0001 a 0051 (já encerrados contabilmente) que a consulta de saldo a restituir do Fundo Reserva ou para Desistentes está disponível no link abaixo clicando na opção RNP.

https://consorciado.consorciovalor.com.br/WebConsorciado/Login

Caso tenham alguma dúvida favor entrar em contato com a Administradora do Consórcio Valor por telefone (22 3811-0600) ou e-mail consorcio@consorciovalor.com.br.