Reforma

Envolver-se com uma obra de construção civil, nunca é uma tarefa fácil. Esse é um dos principais motivos para que muita gente acabe optando pela compra de um imóvel pronto.

A grande maioria desses empreendimentos, porém, é entregue sem acabamentos básicos (como pintura e revestimentos), e o comprador tem de concluir essa obra. Nesses casos, cabe aos novos proprietários desembolsar recursos para adequar a moradia às suas necessidades e ao seu gosto pessoal.

Embora seja de menor porte, trata-se de um processo semelhante ao da construção. Além do acabamento, é preciso pensar, ainda, no orçamento para a decoração do imóvel recém-comprado. Tudo isso deve ser planejado para que os custos extras não pesem no bolso.

Por todos esses motivos, a construção do imóvel desde o alicerce acaba apresentando mais vantagens. Evitam-se transtornos e possíveis despesas para a adequação, como ocorre no caso de imóveis já prontos. E, se essa escolha for concretizada a partir de um sistema de consórcio, há ainda mais vantagens:

Flexibilidade

Uma das maiores vantagens no caso de construção é que o tipo, a localização e o tamanho do imóvel ficam a critério do comprador. Existe apenas uma exigência: o imóvel deve ser construído em território nacional.

É possível ainda, escolher diversas opções de prazos e planos, que podem chegar a 180 meses (ou sejam, 15 anos). O sistema não cobra juros, e o interessado pode usar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para oferecer lances, complementar o valor da carta de crédito e até mesmo, quitar as parcelas em aberto.

Economia

As condições de crédito disponíveis no mercado são variadas, mas quando se opta pelo consórcio, o orçamento apertado não mais se torna mais motivo para desistir da construção da casa própria.

Por outro lado, quando se opta por outras modalidades (que não o consórcio), um simples empréstimo para o custeio dos materiais e serviços profissionais pode significar grandes despesas em forma de taxas e juros.

Por esse motivo, o consórcio se apresenta como uma boa saída para quem não tem dinheiro suficiente para construir. Muitas vezes, uma negociação em contrato é o incentivo que falta para aqueles que não conseguem se organizar para poupar ou investir.

Personalização do imóvel

A personalização é um benefício garantido a qualquer pessoa que opte pela construção da casa. Com planos de consórcio variados e que possibilitam o pagamento em até 180 meses, o interessado tem condições de programar sua construção com mais economia e tranquilidade.

Com tempo suficiente disponível, é possível ainda, investir em um projeto de qualidade, para uso da família e com boa valorização em uma possível venda futura.

Os principais fatores a considerar antes de fazer um consórcio para construção de casa são tempo e condição financeira. A questão do tempo em um consórcio envolve um pouco de sorte, já que os consorciados dependem do sorteio para serem contemplados, com a carta de crédito.

Se você não tiver o montante suficiente para dar um lance, terá que aguardar até que a contemplação por sorteio ocorra. Em relação à condição financeira, o consórcio é mais vantajoso para quem não dispõe de recursos reservados, ou mesmo para quem consegue se planejar e com isso, fugir dos juros de um financiamento bancário.

Como não há incidência de juros, as parcelas destinadas ao pagamento da carta se tornam acessíveis e vantajosas.

Assim, se você não tem pressa para adquirir a casa própria e ainda deseja personalizar cada espaço do novo lar, o consórcio para construção vale a pena. Considere que, mais do que garantir tempo para planejar cada detalhe do projeto, o sistema também ajuda a economizar recursos durante a concretização do seu sonho.

Nós, da Valor estamos aqui para lhe ajudar, conte sempre com a gente!